quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

6o Dia - 10/02/2010

Dados Técnicos

Rota: Puerto Maldonado(PE) - Cusco(PE)
Distância: 485,4 Km sendo 90 de lama (Estrada em construção)
Tempo de Viagem: 14:24 sendo 5:33 paradas
Paradas: Quinze mil, Olcagate(?), Cusco
Consumo de combustível: 38 Litros (9 Galões)
Valor: 102,50 Soles (+/- R$ 64,00)
Hotel em Cusco : Ruínas - 90,00 USD

O Dia
Como a expectativa já seria do dia mais difícil da viagem, por pegar o trecho em construção, acordamos cedo (6:00 locais) arrumamos tudo, tomamos café para pegar cedo a estrada.
Quando estavamos saindo, demos a sorte de encontrar o Engenheiro(Daniel) responsável por toda a obra. Ele, muito solicitamente, nos fez um mapa descrevendo todo o trajeto com locias de abastecimento e onde estava em obra (veja a foto). Nos informou, também, o perfil de altitude que iríamos enfrentar.

Eng. Daniel nos informando














Placa na saída de Puerto Maldonado.














O trajeto seria basicamente, o seguinte:
1) Uma esticada de 180 Km, em asfalto, até Pte. Inanbari, com características semelhantes ao trecho entre Assis Brasil e Puerto Maldonado: grandes retas, muitas vilas com quebra-molas e algumas curvas para nos distrairmnos.
2) Em Pte. Inanbari, entrariamos definitivamente na Floresta, cmo a estrada em construção até Quince mil, onde começaríamos a subir a cordilheira.
3) Em Quince Mil pegaríamos o trecho de 70 Km em construção e nestes 70 Km sairíamos de 600m e chegaríamos a 4.740m.
4) O trecho final de 200Km até Cusco, seria de estrada pavimentada descendo dos 4.740m para 3.100m.

Na prática aconteceu, talvez a maior aventura de nossas vidas, o que justifica as 14 horas passadas em cima das lambretas.
1) Até Pte Inanbari, realmente não tivemos nenhum problema. Pista boa e sem chuva. Fizamos os primeiros 180Km muito rápido. Depois de Pte. Inanbari, ainda em asfalto, pegamos a primeira subida de cordilheira, com estradas sinuosas lembrando o acesso ao Retito do Chalé.
2) Logo após a subida, a estrada virou terra e, depois de uns 20 Km chegamos ao primeiro grande problema. Ninguém nos avisou que a estrada fechava de 6:00 as 12:00 e de 13: as 18:00. E, pior tinha outra barreira ("tranqueira") depois de Quinze Mil que também tinha a mesma restrição de tráfego. Moral da história: Tinhamos uma para andar 50Km de terra (lama) e ainda abastecer as motos em Quince Mil. A sorte que demos  é que chegamos a barreirsa meia hora antes do horário de ebrir.
3) O abastecimento de Quince Mil as fotos falam por si.
Frentista na Bomba














Serviço self service no griffo de Quince Mil














3) Durante o abastecimento, a chuva começou e descobrimos (fica para os amigos confirmarem) que só existem dois lugares no mundo que chove todo dia, uma na China e o outro é aqui em Quince Mil. Não é uma chuva torrencial mas é uma garoa forte e constante.
4) Após o abastecimento, saimos correndo para chegar na segunda "tranquera", tendo inclusive que atravessar o primeiro rio de pedra que nos ensopou as botas. Logo depois do rio chegamos a parada e aí veio o segundo grande problema: ela já estava fechada. Estava a maior confusão pois todos os motoristas estavam falando ao mesmo tempo com os policiais. Descobrimos, depois de muita dificuldade, que a 1a barreira abriu meia hora depois do que deveria, e seria impossível chegar na segunda barreira antes dela se fechar.
5) Plano B. Não tinha. Depois de duas horas de negociação, conseguimos a liberação(só das motos) para prosseguir. A sequencia de fotos mostra o problema:

O fechamento














A falta de paciência...puto da vida. 5 horas parado!!!














Caminho Alternativo-Plano B-a amizade (sem propina)














Nosso concorrentes em uma possível liberação














A liberação














6) Achando que nossos problema se acabaram? Aí é que bicho pegou. Pegamos 70Km de obra, com máquina, lama, passagem de rios, passagem em locais detonados, infitas barreiras e com achuva no lombo até na Pinguela da foto abaixo. Aqui a floresta virou cordilheira e subiríamos enxarcados até 4.725m. Saimos do calor úmido de 32graus para 7graus. Com a roupa enxargada e a 60 Km/h a sensação era de um frio de menos muitos graus. Fomos obrigados a para e colocar toda a roupa para frio que tínhamos.
































7) Após colocarmos roupas quentes, vimos que pegaríamos duas horas a noite, pois só chegaríamos a Cusco, 21:00 locais. Resolvemos parar no primeiro lugarejo para comer qualquer coisa, pois eram 18:30 e nossa última refeição tinah sido as 7:00 em Puerto Maldonado (exceto pelas 3 bananas que Menino Laper comeu na primeira barreira.) Bem que Neander repetiu Sabará: "se tem chance de comer, come."

Foto do merecido jantar em Cusco















Neander:
Olá pra pessoal. Chegar a cordilheira foi uma emocão impar pra mim, cheguei a chorar de emocão!!
Depoois terei chance de compartilhar melhor
Abraco a todos
Laper 

Tulhiones:
Caros Ouvintes
Hermanos e Hermanas a entrada en el pais Peru foi mui dolorida pos meu corpitcho apues a trliha nos andes fiquei un bagasson
es mui bueno ver tantos comentarios
mananha escrevo mais pois ate os detitos estam meia bamba
bjs  Tulhiones Paipai en tiempo mano vei nao te vi a bera da careteira com bandeirolas para ver tulhiones passar

Du:
Agradeço a todos os comentários que nos fazem seguir em frente, apesar de estarmos bastante cançados.
Bota, desculpe os erros da língua, escrevemos sempre tarde e com uma cervejas acompanhando...Mas é isso aí.
Sapinha muito gostoso ver ser recadinho.
Filhos também estou com saudades de vocês.
Sandreane, cuidado com Fernando..!!
Xande, cadê você? Vimos que está seguindo mas e o recado?
Linda, obrigado pelo endereço amanhã nos encontramos. Vamos sair agora para Lima e ver até onde chegamos. Beijo com saudades...!!

11 comentários:

  1. Caramba, já começou a aventura mesm, a foto da varadero e no fundo a cordilheira, ficou bacana, imagino o resto das fotos, abraços procês. Vão com Deus e descansem neh depois dessa aventura de hj. Adriano Ramos

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  2. ahh o abastecimento aí foi osso mesm hein, pelo menos as lambretas funcionaram direitin neh... e o controle de qualidade??? ahahaaa depois da cara do Eduardo na barreira a gasolina no tambor era o de menos neh. Tuliones, o Washington adorou saber da História de vcs da entrada triunfal no Peru, ele rachou de rir e disse que vc deve ter gostado mesm... braços de novo

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  3. Pessoal, vi que o passeio não é só aventura, mas tb testa os limites da paciência e induz de "boa vontade" a fazer "novas amizades"... Que coisa maravilhosa!!! Chega a ser comovente ver esse momento registrado tão "natural e espontaneamente"...

    As fotos estão muito bacanas... A da frentista na bomba, um barato!! Quanta modernidade!!rsrs!!

    A cara do Tio Du "puto", chega a ser engraçado! Ele não mudou nada!!Só o cabelinho que tá ficando igualzinho ao seu Brankelo... vai gostar de parecer com vc assim enh?!... (Brincadeirinha...)

    A foto da moto mostrando no funda a cordilheira ficou fan-tás-tica!!! Mto linda mesmo!!

    Neander, até que em fim vc resolveu se manifestar... Acredito que tenha cido uma emoção e tanto mesmo, ver ao vivo e à cores essa paisagem linda... Como diz o Brankelo: "Show de buela"... Espero que tenha mtas e mtas outras...

    Brankelo, vc com esse "dialeto básico" continua uma piada... cuide bem desse corpitcho que ora está um bagassito, pra que vc volte inteirito... rsrs!!

    Boa sorte para vcs, boa viagem, boas surpresas e que Papai do Céu os proteja...

    Bju
    Giovanna

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  4. É isso ai Laper, trinca os dentes e entra no peru......a foto da lambreta com a montanha d gelo é a mais doida.
    Quando puder me liga, tem cliente na espera d orçamento.
    Fica com Deus.

    Naider

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  5. Ola pessoal tudo bem?
    Que aventura hen!
    Nos da RS1 Minas estamos muito orgulhosos por termo amigos como vcs nas maiores aventuras de suas vidas. Sei que esta sendo uma aventura única e inesquecível onde tenho certeza que vcs estarão incentivando novos aventureiros por aqui.
    Os saudamos e estamos torcendo por vcs ok!
    Há Neander como esta o frio ai?
    Abraços fortes a todos e até mais...

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  6. Ola pessoal tudo bem?
    Que aventura hen!
    Nos da RS1 Minas estamos muito orgulhosos por termo amigos como vcs nas maiores aventuras de suas vidas. Sei que esta sendo uma aventura única e inesquecível onde tenho certeza que vcs estarão incentivando novos aventureiros por aqui.
    Os saudamos e estamos torcendo por vcs ok!
    Há Neander como esta o frio ai?
    Abraços fortes a todos e até mais...

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  7. Tio Neander do céu..... morri de frio com a foto... mas é espetacular.... se cuida!
    Aline

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  8. paipai! quase sentindo frio como eu entao ne? ahaha ta vendo? a tal da neve é linda sim, mais quando começa a cair me da um desanimo!!! ahahah mrta de saudades! curte ai! te amo bjo kika

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  9. Sapinha,

    já cheguei em Lima. A viagem foi ótima e já tive a oportunidade de dar até umas voltas por aqui.
    Agora estou no hotel esperando o tio Dú chegar.
    Aproveite bastante o carnaval e a festa da Lili e Clarinha.
    Beijos
    Saudades...

    Stella.

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  10. até que enfim esse sabarazinho se manifestou... acho que ele estava esperando ver a neve para poder falar... chora não. Curta bastante aí por nós! Continuem com Deus.
    Neilor

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  11. paulinho cachorao
    Queridos guerreiros.Uma viagem deste porte nao serve apenas para satisfazer egos e contar historias.E verdadeiramente uma aula de sobrevivencia,pasciencia,superaçao de obstaculos,e mai ainda,cultura,conhecimento e compreensao de outros povos,etnias...etc.Com tudo isto meus amigos vces voltarao trazendo na bagagem esta experiencia maravilhosa,alem de desfrutar de lugares e paisagens belissimas,Parabens mes herois.Desfrutem de todas as coisa boas que Deus nos favorecem...Vces sao ABENÇOADOS.Grde abraço do amigo Paulinho cachorao

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